Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Ovários policísticos e Infertilidade

Ovários policísticos e Infertilidade

    Ovários policísticos e infertilidade 

    Os ovários policísticos (PCOS, na sigla em inglês) é um distúrbio hormonal comum que afeta as mulheres em idade reprodutiva. Os sintomas incluem ciclos menstruais irregulares, aumento dos níveis de andrógenos (hormônios masculinos) e o desenvolvimento de cistos nos ovários. Isso pode levar a problemas de fertilidade e aumento de risco de doenças como diabetes e doenças cardíacas. O tratamento inclui mudanças de estilo de vida, como perda de peso, exercício regular e dieta saudável, além de medicamentos para regular os ciclos menstruais etc. A fertilização in vitro (FIV) é uma opção de tratamento para as mulheres com ovários policísticos que têm dificuldade para engravidar. A FIV é um procedimento médico que consiste em remover os óvulos da mulher e fertilizá-los com o esperma do parceiro ou de um doador externo em um laboratório. Os embriões formados são então transferidos para o útero da mulher. A FIV pode ser realizada com ou sem a utilização de medicamentos para estimular a ovulação. A FIV é um procedimento complexo e pode ser caro, mas pode ser uma opção eficaz para ajudar as mulheres com ovários policísticos a engravidar. Antes de começar o tratamento com fertilização in vitro para ovários policísticos, é importante afastar outras causas de infertilidade. Isso pode incluir avaliar a saúde geral dos ovários e do útero, verificar a presença de doenças crônicas, avaliar a qualidade do esperma e verificar a presença de outros problemas de saúde que possam afetar a fertilidade. Alguns dos exames e procedimentos comuns incluem:

    • Exame de sangue para medir os níveis de hormônios reprodutivos
    • Ultrassonografia para avaliar a saúde dos ovários e do útero
    • Exame de espermograma para avaliar a qualidade do esperma
    • Exame de histerossalpingografia (HSG) para verificar a presença de obstruções nas trompas de Falópio
    • Laparoscopia para avaliar a saúde dos ovários e do útero.

    Realizando esses exames, é possível determinar se a infertilidade é devido a ovários policísticos ou outra causa e assim, estabelecer o tratamento adequado.

    #ováriospolicísticos #infertilidade #fertilizaçãoin vitro #tratamento #saúdereprodutiva #ciclosmenstruais #hormônios #engravidar #fertilidade #exames #medicamentos #obstruçõestrompa.