Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Endometriose profunda, infertilidade e cirurgia

Endometriose profunda, infertilidade e cirurgia

    Revisão
    A cirurgia para endometriose infiltrativa profunda do intestino melhora a fertilidade? Uma revisão sistemática
    Maja L Iversen et al. Acta Obstet Gynecol Scand. 2017 Jun. A fertilidade reduzida é uma grande preocupação em mulheres com endometriose. A influência da cirurgia de endometriose infiltrante profunda (DIE) afetando a parede do intestino na fertilidade é controversa e a literatura sobre este assunto é heterogênea. Neste revisão, abordamos se a cirurgia para DIE do intestino melhora a taxa de gravidez espontânea e os resultados da fertilização in vitro (FIV), bem como o risco potencial de tal cirurgia.
    Material e métodos: Realizamos uma pesquisa de literatura incluindo os termos “profundo”, “infiltrando profundo”, “intestino”, “retovaginal”, “endometriose”, “fertilidade”, “infertilidade” e “FIV” no PubMed.
    Resultados: Não foram encontrados estudos controlados aleatórios. Outras publicações relevantes incluíram quatro estudos retrospectivos e três estudos prospectivos observacionais. Além disso, um estudo retrospectivo comparou os resultados do tratamento de FIV com ou sem cirurgia prévia para DIE do intestino. Todos os estudos relataram dados detalhados sobre complicações cirúrgicas. A qualidade dos dados ruim impediu conclusões firmes. No entanto, os resultados indicam a possibilidade de que a cirurgia para DIE do intestino possa melhorar a taxa de gravidez espontânea e não se pode excluir efeitos positivos no resultado da FIV. Tal cirurgia estará associada ao risco de complicações graves.
    Conclusão: A falta de dados adequados impede conclusões sobre o papel potencial da cirurgia para DIE do intestino para melhorar a taxa de gravidez espontânea e os resultados do tratamento de FIV. Não se pode excluir efeitos positivos, mas o risco definitivo de complicações graves deve ser levado em conta.
    Palavras-chave: Endometriose infiltrante profunda; endometriose do intestino; endometriose colorectal; ressecção colorectal; fertilidade; infertilidade; endometriose retovaginal. Saiba mais:www.fertil.med.br.
    Dr.Orestes Prudêncio
    R: Tupiniquins, 593 – Melo
    Montes Claros- MG
    Telefone: (38)3222-0133
    (38)99800-1127(Embriologista-Rúbia)
    (38)99730-0133-Vivo
    (38)99209-1947-zap