banco de sêmené popularmente conhecido como uma das melhores alternativas para ajudar mulheres e casais a realizarem o sonho de ter um filho. 

Geralmente, o banco de sêmen também é indicado para homens que se submetem a situações nas quais sua capacidade reprodutiva pode ser colocada em risco.

É o caso de pacientes que iniciam tratamentos médicos que possam provocar infertilidade como quimioterapia e cirurgias.

Nesses momentos é sempre bom garantir que sua fertilidade não será prejudicada durante os tratamentos.

Mas, para quê serve o banco de sêmen?

O banco de sêmen além da função de ser usado como alternativa para ajudar muitas mulheres e casais a realizarem o sonho de ter um filho, também é responsável pelo armazenamento do esperma humano para uso futuro.

Outras opções de uso do banco de sêmensão para os homens que serão submetidos a algum procedimento cirúrgico, estão fazendo tratamento contra o câncer ou apresentam um quadro de azoospermia (ausência de espermatozóide na ejaculação) e ou vasectomia. 

Parceiros com HIV sorodiscordantes, quando somente o homem ou a mulher é portador do vírus, também têm a possibilidade de gerar filhos sem contaminar o feto, usando o banco de sêmen.

A criopreservação do sêmen é indicada nos casos de:

  • Pacientes que iniciaram tratamentos quimioterápicos e radioterápicos.
  • Vasectomia.
  • Varicocele.
  • Doenças degenerativas.
  • Tratamentos contra infecções virais.
  • Antes de tratamentos de Reprodução Assistida.
  • Cirurgias de próstata, de testículo e outras que possam comprometer a ejaculação ou a produção de espermatozoides.
  • Uso de medicamentos que interferem na produção de espermatozoides.
  • Profissões de alto risco para a fertilidade, como mergulhadores, exposições a agentes químicos, agrotóxicos, radiação que comprometam a espermatogênese.

Como acontece a doação de espermatozoides?

coleta para o banco de sêmen é realizada em hospitais e clínicas especializadas. 

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 50 anos e ser totalmente saudável, sendo necessário fazer diversos exames que comprovem a situação da sua saúde.

A seleção dos doadores é extremamente rígida. Mas, para quem deseja entrar na fila de doação de espermatozoides é somente necessário que o paciente tenha interesse em ser doador.

A doação propriamente dita só acontece quando um homem cede os seus espermatozóides para ser usado no tratamento de reprodução assistida. Para esses casos, os verdadeiros pais são as pessoas que recorreram ao tratamento.

A confidencialidade é adotada pelos hospitais e clínicas que realizam o procedimento. Apesar de ainda não existir no Brasil uma lei específica referente a doação de espermatozoides, os futuros pais nunca terão qualquer contato com o doador.

Entenda como funciona o processo no banco de sêmen

É necessário a realização de exames sorológicos, teste Zika-vírus e doenças infecciosas antes da coleta.

Preparo do paciente: Manter abstinência sexual e de ejaculação de 2 a 7 dias.

Coleta: o material é coletado nas dependências do Criovida em sala especial. 

Análise, processamento: após coleta são realizadas análises qualitativas e quantitativas.

Criopreservação: o material é criopreservado em tanques de nitrogênio líquido. 

Resumo de Criopreservação: o paciente recebe em casa um Resumo de Criopreservação com as informações dos exames realizados, material coletado e rastreabilidade da amostra no tanque de nitrogênio. 

Solicitação e uso do Sêmen congelado:somente o paciente que realizou o congelamento do Sêmen poderá solicitar o material para uso, através da clínica responsável pela reprodução assistida.

IMPORTANTE: O responsável pelo material criopreservado, deverá entregar ao local da coleta uma Carta de Responsabilidade por escrito e registrado em cartório, informando na sua ausência, o novo responsável pela manutenção, solicitação e utilização do material.

Somente com a existência deste documento, o sêmen poderá ser solicitado e utilizado por outra pessoa.

Por meio da criopreservação, que é o congelamento de material biológico para uso posterior, você pode armazenar espermatozóides pelo tempo que quiser e ficar mais tranquilo para fazer suas escolhas de vida.