O Banco de Sêmen é chamado de Terapêutico quando nele são armazenadas amostras de sêmen de homens que serão submetidos a procedimentos que podem comprometer a ejaculação e/ou a produção de espermatozóides, como por exemplo os diversos tipos de câncer ou cirurgias (de próstata, bexiga, uretra e testículos). Além disso, é utilizado para armazenar amostras de sêmen de homens que serão submetidos à vasectomia.È o chamado congelamento de sêmen para uso próprio.

Mais recentemente, tem-se também indicado a criopreservação de sêmen dos indivíduos que trabalham em profissões de risco (exemplo: mergulhadores profissionais) e daqueles expostos a agentes químicos ou metais pesados que possam comprometer a fertilidade. O Banco de Sêmen Terapêutico também é utilizado em algumas situações especiais, como durante as cirurgias para reconstrução do trato reprodutor (exemplo: reversão de vasectomia), como garantia caso haja falha na reversão, ou para armazenar espermatozóides excedentes, que foram aspirados do epidídimo ou testículo e utilizados para fertilização “in vitro” associada à injeção intracitoplasmática (ICSI).

Banco de Sêmen de Doador

O sêmen de um doador é utilizado nos casos em que os homens são completamente estéreis. O sêmen de doador é rigorosamente testado contra doenças potencialmente transmissíveis e doenças genéticas.

O casal pode escolher o sêmen baseando-se nas características do doador, como a tipagem sanguínea, cor da pele, dos olhos e cabelos, estatura, constituição física, etc.

Na clinica Fèrtil Reprodução Humana disponibilizamos ambas opções, sendo que o sêmen de doador pode ser nacional ou importado, a critério do paciente(oferta terceirizada)